Consulado Geral de Portugal em Toronto

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Em 2019 há eleições: exprima a sua vontade – VOTE. Com o seu VOTO diga NÃO à indiferença!

cidade de toronto438 university

DESTAQUES

II Encontro Intercalar dos Investidores da Diáspora

save the date Eventos Futuros

Candidaturas às Bolsas de Estudos para Cursos Anuais, Investigação, Pessoa e Vieira; 13-14 julho, Porto - Iº Congresso Mundial das Redes da Diáspora;14 setembro, Hamilton – Permanência Consular; Plano de Presenças Consulares 2019;

 

turismo Economia & Turismo

II Encontro Intercalar dos Investidores da Diáspora; Reeleição de Portugal para o Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), mandato 2020-2023; Oportunidades de investimento;

ARQ/ III Encontro de Investidores da Diáspora

 

lingua Língua Portuguesa & Cultura

ARQ/Prémio INCM/Ferreira de Castro; Cursos a distância | 2.º Semestre (2018-2019) | Candidaturas abertas; Prémio Literário Francisco Sá Miranda; 27th Toronto Jewish Film Festival - 2019; 38ª edição do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro; Toronto Black Film Festival; Ted Witek » North South, East West; Festival de Cinema da União Europeia; Portuguese Gives You Wings

 

diaspora Sociedade, Diáspora & Associativismo

Projeto Meridiano na área da música; Guia Fiscal das Comunidades Portuguesas; Mensagem do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, por ocasião do Dia de Portugal 2019; I Congresso Mundial das Redes da Diáspora - prorrogação do prazo de inscrição para 28 de junho; Rede Global da Diáspora; Mobilidade Jovem/Youth Mobility; Atribuição de Apoios Financeiros ao Movimento Associativo; II Encontro Intercalar dos Investidores da Diáspora;

ARQ/ Prémio Calouste Gulbenkian Direitos Humanos; Applications open for 2019 EU-Canada Young Journalist Fellowship; FPCBP Scholarships 2019; III Encontro de Investidores da Diáspora; PORTUGAL NO CORAÇÃO

 

Programa Regressar

programa regessar

Os emigrantes portugueses e lusodescendentes, que queiram regressar a Portugal, já têm ao seu dispor um apoio financeiro que pode chegar a 6536 euros, bem como um canal de informação direta através do novo Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante.

As candidaturas à nova medida de Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal podem ser realizadas no site do Instituto de Emprego e Formação Profissional. 

Está também disponível o Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante, e que consiste na estrutura responsável pela operacionalização e o acompanhamento do Programa Regressar, em articulação com todas as áreas governativas.

O Governo lançou ainda um portal onde disponibiliza toda a informação sobre o Programa Regressar, bem como linhas telefónicas de apoio: 300 088 000 ou 965 723 280.

Com esta medida o Governo prossegue a estratégia de apoio ao regresso a Portugal de trabalhadores portugueses, que nos últimos anos, foram forçados a abandonar o País, bem como dos seus descendentes e familiares.

Leia o comunicado para mais informações

programa regressar

Programa Portugal no Coração

portugal no coracao

Atendendo à situação das Comunidades Portuguesas no estrangeiro e a situações de menor prosperidade que atingem alguns dos seus membros mais idosos, impedindo-os de visitar a Pátria, como seria seu desejo, entendeu-se criar a possibilidade de contemplar com uma visita a Portugal, se não todos os que o pretenderiam, pelo menos alguns daqueles que, quer pela sua situação económica, quer pelo avançado da idade, quer pela distância que os separa da sua terra natal, dificilmente o poderiam fazer pelos seus próprios meios.

Em curso desde 1996, o objetivo do Programa é trazer a Portugal portugueses com mais de 65 anos de idade, residentes fora da Europa e que, por razões de ordem económica, não visitam o nosso País há mais de 20 anos.

O programa, apoiado pela TAP Air Portugal e pela Fundação INATEL, deverá realizar-se em princípio no mês de outubro. Terá a duração de 10 dias em regime de pensão completa e com seguro de saúde para o período da sua duração. O número máximo de participantes em cada ano é de 15.

Regulamento do Programa "Portugal no Coração"

Ficha de Candidatura - preenchimento eletrónico

Ficha de candidatura - preenchimento manual

Ficha de Saúde - preenchimento eletrónico

Ficha de Saúde - preenchimento manual

Termo de Responsabilidade - preenchimento eletrónico

Termo de Responsabilidade - preenchimento manual

A documentação pode também ser encontrada “on line” no Portal das Comunidades Portuguesas:

O prazo para entrega no Consulado-Geral das fichas de candidatura e de saúde e termo de responsabilidade para o Programa “Portugal no Coração” termina a 30 de setembro de 2019.

Não serão apreciadas quaisquer candidaturas entregues ou enviadas por outra via posteriormente ao dia 30 de setembro.

Memórias da Emigração e das Comunidades Portuguesas

memoria para todos

No âmbito do programa de comemorações do 25º aniversário da Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP), será lançada a iniciativa “Memórias da Emigração e das Comunidades Portuguesas” com o objetivo de identificar, registar e de patrimonializar testemunhos orais, de memórias, de histórias e objetos sobre o papel e os percursos das Comunidades Portuguesas.

O Programa é desenvolvido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa em conjunto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da DGACCP.

A equipa do programa “Memória para Todos” pode ser diretamente contactada através do endereço eletrónico participe@memoriaparatodos.pt ou através das redes sociais:

www.facebook.com/memoriaparatodos

www.instagram.com/memoriaparatodos

Leia aqui o comunicado do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Contactos

438 University Avenue, Suite 1400, Box 41
Toronto, ON
M5G 2K8
Canadá

+(1 416) 217 09 66
consulado.toronto@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Links

visa

visit

youth mobility 2

study

learn

living

buy from portugal en

why invest portugal 300x135

GUIA FISCAL DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

                 guia fiscal